domingo, 14 de outubro de 2012

Moda & Comportamento


Não cairei na tentação de começar este texto resumindo se moda influencia o comportamento ou vice-versa.
Prefiro, primeiramente, definir essas duas categorias.
Moda vem do latim modus, uma forma de se vestir, um costume, que varia de tempos e tempos.
Comportamento tem a ver com modo de agir, uma atitude.

A moda surgiu em meados do século XV, no início do Renascimento Europeu. Com isso, a vida das pessoas ficou marcada pelas faixas etárias, já que, antes, a moda era igual para todos: crianças, adultos e idosos. Já na Idade Média, a moda vem trazer a classificação social, o que uns usavam eram exclusivo e havia leis que proibiam o uso de tecidos para os que não eram nobres. Coube à burguesia que não era nobre, mas era rica, passar a imitar o estilo nobre das roupas, dando início a um processo de grande trabalho aos costureiros que, a partir disso, eram obrigados a produzir variados estilos para diferenciar os nobres dos burgueses. Com a Revolução Industrial, no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, e, em 1850, a invenção das máquinas de costura reduziu o custo dos tecidos caiu ainda mais.

Atualmente, a moda tem ares gigantescos, tratando-se de uma indústria que movimenta bilhões de reais, só no Brasil. Até algum tempo atrás, a moda se dividia em moda verão e moda inverno. Hoje, há lançamentos para todas as estações do ano. As confecções apresentam várias coleções, em megaeventos de moda, em todo o país.

O comportamento humano sofreu mudanças radicais, ao longo da história. E a moda acompanhou esse processo. A silhueta marcada das mulheres deu lugar à leveza dos tecidos e à frouxidão das formas. Isso, nos anos 20, do século passado. Nos anos 60, com a liberação sexual, as batas indianas – indicando um desejo social de paz e união dos povos – e as minissaias tomaram conta das ruas. O jeans, vestimenta de operários americanos, está no pedestal fashion até hoje.

Com isso, as mudanças não acabam por aí. A questão da sustentabilidade impõe a criação de materiais novos ecológicos.
E como o homem está sempre em constante mutação, esses assuntos estarão em pauta por muitos e muitos tempos.
Assim, da próxima vez que for abrir seu armário para procurar o que vestir, saiba que esse simples ato reflete maneiras de ser, pensar e agir. Pense nisso.