quinta-feira, 31 de julho de 2008

As quatro soluções possíveis

O trabalho de pesquisa para uma agência de publicidade do Rio de Janeiro deixou-me atrasada com minhas postagens. Desculpem-me!

Assistindo a um programa de tv (o Saia Justa, da GNT), agora à noite, peguei um tema interessante que foi discutido lá. Trata-se de um estudo feito por um grupo de psicólogos que trouxe ao debate a questão da resolução dos problemas. Segundo eles (não me perguntem o nome dos profissionais envolvidos, porque, se foi dado, eu não me lembro - caso vocês saibam, por favor, deixem em comentários), há somente quatro caminhos a percorrer diante de um problema.
O primeiro é a mudança. Pois bem, caso eu esteja com um problema, digamos, a falta de tempo para postar, mencionada acima, eu posso optar por uma outra forma de ação; neste caso, indo dormir mais tarde e conseguindo tempo nas minhas horas de sono para deixar um recado aqui. Em outras palavras, eu resolvi a questão com uma atitude fácil, a de mudar um comportamento em prol da manutenção do blog.
Posso também (aproveitando o mesmo exemplo) simplesmente aceitar a situação imposta pelo acúmulo de trabalho de não permitir que eu alimente meu espaço virtual e ponto final. Aceito o dilema e não me estresso.
Outra maneira de encarar os problemas em nossas vidas é fugir. Nessa linha de raciocínio, eu me esqueço da pesquisa e do meu trabalho, deixo de navegar na internet, arrumo minhas coisas e dou o fora de casa. Vejam bem, quem está propondo essa retirada é o grupo de estudiosos, não eu, ok?
E, finalmente, a última categoria de itens para a deliberação de qualquer tipo de problema é sofrer. Isso significa que, se eu não mudei, não aceitei a dificuldade imposta nem fugi, eu vou sofrer, querendo ou não. É uma lei inexorável. Retornando ao meu exemplo: não deixar meu blog em dia pode me causar sofrimento, se nenhuma das outras idéias foi posta em prática.
Interessante, não? Que tal a gente dar uma parada e refletir se a coisa toda funciona assim mesmo, numa breve viagem ao passado, revendo o que já foi um grande problema e qual a maneira que adotamos para solucioná-lo. Com essa teoria conhecida, temos mais chances de não chegarmos até a última fase e, portanto, sermos mais felizes.
Uma quinta-feira de poucos entraves para vocês!

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Laerte Pupo disse...

Olha eu aqui também.

Pelo visto nos dois estivemos fora do ar. Quase não tenho visitado os blogs ultimamente.

Gostei da sua postagem me fez pensar e tomar uma atitude.